domingo, 18 de dezembro de 2011

Projetos Especiais

“Na Real” Gravidez na Adolescência não é legal

O Projeto apresentou três oficinas, onde a primeira foi a melhor, pois fez a gente pensar sobre o nosso futuro e de como nós viveríamos se tivesse alguma coisa que “atrapalhasse” nossos planos, como um filho.
Na segunda oficina nós conseguimos aprender sobre os órgãos genitais masculino e feminino. Mas para dizer a verdade nós não gostamos muito, porque não superou nossas expectativas, pois de grande parte das coisas faladas nós já sabíamos. Como por exemplo, as situações em que há perigo ou não de gravidez.
A terceira oficina foi boa, pois nos apresentou muitos métodos contraceptivos e o quanto eles são seguros.
  
Depoimento dos Alunos: Débora e Alipi
“1º ano A  Ens. Médio do Turno Matutino”

Família Presente na Escola

Para o adolescente conseguir desenhar com mais clareza seu projeto de vida, irá precisar do suporte da família, da sociedade e da escola. A Família pode fazer sua parte abrindo espaços para o diálogo, mostrando interesse sobre seus questionamentos, suas dúvidas e principalmente apoiando suas escolhas. Os pais que não transferem seus sonhos de realização pessoal para os filhos podem desenvolver uma comunicação eficaz no acolhimento e na autonomia deles. É em momentos como esse, no diálogo em família, que o jovem pode explicitar os sonhos, e os pais, ajudá-lo a perceber as oportunidades para sua realização.
O papel da sociedade é oferecer aos jovens espaços onde eles possam entrar em contato com as diversidades profissionais além de oferecer capacitação profissional, a exemplo do que ocorre em algumas comunidades com o Projeto Aprendiz. Essa capacitação de profissionais qualificados possibilita ao jovem preparar-se para exercer uma atividade profissional e vislumbrar o futuro.
Para reforçar essas duas bases, a sociedade  junta -se à escola. É nesse espaço que o adolescente passa boa parte de sua vida, onde convive com seus amigos e tem no professor um modelo, com o qual aprende ou reforça valores além, é claro, de toda a bagagem curricular e do conhecimento cientifico que lhe dará estruturas  para a escolha profissional.
A união desses três pilares – família, sociedade e escola – forma um eixo de motivação e aprendizado para o planejamento do projeto de vida e uma maior confiança em relação ao futuro do jovem.
Palestra com os Pais
Apresentação Teatral
Noite Gospel
Intercâmbio - Pais e Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário